A boca desempenha importantes funções que repercutem na saúde de todo o organismo. Além de exercer papel fundamental na fala, mastigação e respiração, a boca é a maior cavidade do corpo a ter contato direto com o meio ambiente, sendo a porta de entrada para microrganismos prejudiciais à saúde. Com o advento do Coronavírus, vimos como o bloqueio à entrada de vírus e bactérias é importante. A visita ao dentista deixou de ser apenas ligada a simples limpeza ou restauração dos dentes. A cada dia que passa, aprendemos mais sobre a conexão direta entre a saúde oral e a geral.

Em primeiro lugar, não podemos negligenciar a higiene bucal diária, que é essencial para evitar o surgimento de cárie, gengivite e mau hálito, além de problemas mais graves. A higiene deve ser feita com escova de cerdas macias e creme dental com flúor, e a limpeza entre os dentes requer o fio dental — se houver indicação do cirurgião-dentista, pode-se complementar com o uso do enxaguante bucal.

Uma das formas de contágio do novo Coronavírus se dá pela disseminação de gotículas de saliva. Por isso, se alguém na casa estiver com sintomas ou suspeita da infecção, o uso de pasta de dente, sabonete e toalha de rosto precisa ser individualizado. Nesse sentido, também se indica não deixar as escovas no mesmo ambiente.

Quando não se dá a correta atenção à saúde bucal, além de ficar exposto a problemas periodontais como cárie, gengivite e mau hálito, podemos abrir espaço para outras doenças, que não se manifestam na boca, como alguns problemas cardiovasculares, partos prematuros e diabetes. A prevenção é relativamente simples, sendo necessário manter uma rotina de escovação (média de três vezes por dia, após as principais refeições e antes de dormir), e visitação periódica na Alegra Mais, para que seja feita a limpeza e avaliação profissional.

Adequar hábitos alimentares também pode fazer a diferença, como evitar o consumo excessivo de açúcar e bebidas ácidas, como os refrigerantes. Quando se faz a prevenção corretamente, além de ganhar saúde, conquista-se mais autoestima, porque é sempre prazeroso ter um sorriso bonito. Além disso, evita-se ter que buscar ajuda profissional em um momento onde já foi instalada a dor, e muitas vezes uma infecção, gerando desconforto, maior dificuldade para tratar e deixando a visita ao dentista muito mais onerosa.

A prevenção deve começar com o nascimento do bebê, e nos acompanhar por toda a vida.