fbpx

 (43) 3571-2001  |  (43) 99919-3303  | dentista@clinicaalegramais.com.br

 (43) 3571-2001  |  (43) 99919-3303
| dentista@clinicaalegramais.com.br

Doenças do corpo e da boca – aparecem sinais na boca!

Além de expressar sentimentos, falar e ser a porta de entrada para nossa alimentação, a boca pode dar sinais de que algo de errado está acontecendo em nosso corpo. Muitas doenças do organismo dão os primeiros sinais na cavidade bucal e não aparentam ser algo relevante, e por isso as idas semestrais ao dentista são tão importantes. Além de prevenir problemas de saúde bucal, o dentista pode identificar doenças sérias quando ainda estão no inicio, aumentando a chance de sucesso no tratamento dessa doença.

Conheça 11 doenças que dão os primeiros sinais na boca:

  1. Sífilis: A boca é um dos primeiros locais em que essa doença infecciosa se manifesta, apresentando feridas abertas que demoram a cicatrizar. Em casos mais avançados surgem placas vermelhas ou úlcera na boca.
  2. Leucemia: Gengivas inchadas e que sangram sem causa aparente são sintomas da leucemia, esse tipo de câncer que afeta as células sanguíneas.
  3. Anemia: Um sinal bucal é a “língua careca”, que fica mais lisa e menos brilhante. Uma língua saudável é áspera e brilhante.
  4. Bulimia: O ato de vomitar faz com que o ácido provenientes do estomago venham para a boca, resultando na destruição das camadas superficiais do dente – a erosão dentária, além de machucar as bochechas e mucosas.
  5. Câncer bucal: O HPV que causa câncer do colo do útero pode se manifestar na boca. As lesões lembram uma couve-flor, rosadas ou esbranquiçadas. Aftas ou lesões que persistem por mais de 2 semanas também requerem atenção requerem atenção!
  6. Doenças autoimunes: Feridas abertas que não cicatrizam e doem bastante podem ser sinais de doenças autoimunes, (condição patólogica onde próprio sistema imune ataca estruturas do corpo) como lúpus, pênfigo vulgar e penfigóide benigno .
  7. Diabete: Pacientes diabéticos apresentam mau-hálito agridoce, lembrando um maça ou outra fruta envelhecida; além de gengivite.
  8. Cirrose hepática: um sintoma bucal da cirrose hepática é a mudança de cor das mucosas ou palidez das mesmas, as vezes com tonalidade amarelada ou esverdeada.
  9. Vírus HIV: Muitos sintomas do HIV surgem primeiramente na boca, devido o comprometicmento imunológico do paciente. Inflamações gengivais, placas brancas que saem com raspagem (candidíase), linhas ou placas brancas no sentido vertical na lateral da língua, aftas extensas em várias regiões da boca e até da garganta são sintomas que podem indicar infecção do vírus do HIV.
  10. Aftas: Nem sempre são sinais de algo mais grave, estando geralmente associadas a uma baixa do sistema imunológico, questões emocionais como estresse, alergia ou alteração hormonal. Melhoram cerca de duas semanas após o surgimento.
  11. Herpes: Machucados nos lábios que surge após o rompimento de bolhas, durando de 7 a 10 dias são sinais de herpes. A herpes é uma infecção viral e contagiosa.

 

Por isso afirmamos que a ida ao dentista a cada 6 meses pode ajudar a diagnosticar estas doenças do corpo e da boca, que aparecem ANTES NA SUA BOCA!

Agende sua consulta: https://clinicaalegramais.com.br/#agendamento

 

 

 

 

Abrir WhatsApp
Fale Conosco!
Olá, podemos te ajudar?