fbpx

As 7 dúvidas mais comuns sobre o dente do Juízo, siso.

 

O dente do juízo ou ciso surge na boca por volta dos 18 anos, e por esse tem esse nome. Muitos mitos surgiram a respeito do dente do juízo, e selecionamos as 10 perguntas que mais são feitas aqui na clínica a respeito deles. Confira:
1) É preciso extrair os dentes do juízo, siso? Quantos são?
São 4 dentes, 1 de cada lado, tanto em cima quanto embaixo.  Em nem todos os casos é recomendado extrair os dentes, na maioria dos casos quando ele causa apinhamento dos outros dentes ou apresentar dor ou cárie.

 

2) Meus sisos não me incomodam. Preciso removê-los?
Converse com seu profissional para avaliar a necessidade ou não de tirar. Caso decida manter o dente (s) do juízo, siso (s) na boca, lembre-se de escova-los com atenção, pois tendem a acumular mais alimento e ter mais cáries por ficaram muito atrás, o que dificulta a escovação e até a restauração do dentista. É preciso cuidado redobrado!

 

2) Meus sisos nasceram e entortaram os outros dentes. Isso é possível? É possível sim, mas não acontece com todo mundo.  Por nascer depois que todos os dentes geralmente já estão na boca, em alguns casos não há espaço para ele e ele acaba empurrando os outros dentes para poder nascer, entortando o alinhamento dos dentes, até de quem já usou aparelho.

 

3) Só tenho 2 dentes do juíjo, sisos na boca, os outros não nasceram. O que poder ter acontecido? Algumas pessoas nascem sem os 4 dentes do juízo, ou faltando um, ou dois e até 3. O que pode acontecer é ele estar sim na boca, mas por baixo da gengiva. É preciso uma radiografia panorâmica e a avaliação de um profissional para localizar os dentes, ou atestar a ausência de um mais dentes do juízo.

 

4) Da para tirar os quatro sisos de uma vez só?
Sim, mas varia em cada caso. Converse com o profissional e defina se é melhor passar pelo pós-operatório, medicação e dieta especial apenas uma vez, caso todos estejam fáceis de extrair. Ou dividir em etapas, nos casos em que a extração pode ser mais complicada.
5) Porque o siso doí e até inflama para nascer, e as vezes depois que nasce essa dor passa e volta?
A dor pode indicar algo mais sério, como uma inflamação na gengiva ao redor do dente chamada pericoronarite, comum em dentes que estão parte de fora, parte debaixo da gengiva e deve ser tratada pelo dentista. Se esta doendo, seja ao nascer ou após o nascimento, procure um dentista.

 

6) Posso tirar os siso antes de ter 18 anos?
Vai depender da indicação do dentista, deles já estarem apontando ou não, entortando os dentes ou não. O lado bom de extrair mais jovem é que o procedimento tende a ser mais fácil, pois as raízes ainda não estão formadas.

 

7) Como é a recuperação após a extração dos dentes do juízo?
Uma boa recuperação depende dos cuidados do paciente. É preciso tomar corretamente a medicação indicada pelo profissional, além de fazer repouso e evitar exposição ao sol pelas primeiras 48 horas. Alimentos gelados como sorvete e iogurte também ajuda a não inchar, evitar hemorragia, e reduz a dor. Um certo inchaço nos primeiros dias é normal.

Conheça nossos serviços!