Dente do Siso, devo extrair?

Alguns mitos norteiam a retirada do dente  siso, também chamado de dente do juízo. Mas a necessidade da cirurgia pode acontecer por motivos diferentes, desde o início de um tratamento ortodôntico, até cáries e infecções. Como eles normalmente despontam em uma idade que coincide com o início das responsabilidades da vida adulta, é inevitável: basta alguém dizer que arrancou o terceiro molar para ouvir a piada de que perdeu o juízo.

O terceiro molar, também chamado dente siso, pode ter indicação para extração quando o paciente apresenta dor ou inchaço recorrente e infecção, que pode acontecer antes ou depois da sua erupção. Embora a maioria só procure os dentistas na Allegra Odontologia depois de sentir a dor provocada quando o siso rasga a gengiva, o melhor período para retirá-lo é entre os 15 e os 18 anos, antes de ele irromper.

Muitas vezes o processo de inflamação ou infecção na gengiva é um reflexo da higiene bucal incorreta. Instalado numa região difícil de alcançar, esse molar costuma ser negligenciado durante a limpeza, tornando-se um prato cheio para bactérias. Se o dente estiver mal posicionado na arcada, fica mais difícil fazer a limpeza daquela região e o resultado disso é o acúmulo de placa bacteriana que pode causar a inflamação.

A retirada do dente siso também pode ser por necessidade de um tratamento ortodôntico. Outro caso de indicação pode ser quando o dente apresenta cárie, pericoronarite, lesão periodontal e até mesmo processos de comprometimento endodôntico. Conversar com os dentistas da Allegra odontologia para esclarecer todas as dúvidas sobre o procedimento torna o mesmo mais tranquilo e ajuda na recuperação após a cirurgia.

NEM SEMPRE O DENTE SISO PRECISA SER EXTRAÍDO!

Em algumas situações o dente siso pode permanecer. O cirurgião explica que se o dente não estiver incomodando e encontra-se bem posicionado na arcada, sem comprometer a bochecha ou os dentes vizinhos, a extração é vetada. A única preocupação do paciente será tratá-lo com muito cuidado e higiene bucal. Tenha uma escova com cabeça pequena para alcançar os cantinhos da boca em que o siso fica e não se esqueça de passar o fio dental na região.

Será que não tenho um dente doendo precisando fazer um tratamento de canal?