6 sinais de que esta na hora de ir ao dentista
Com a correria do dia a dia a maioria das pessoas esquece de fazer uma visita de prevenção à cada 6 meses ao dentista ou acha que é preciso estar com algum problema para marcar uma consulta. Contudo alguns males que podem atingir a boca são silenciosos e nem sempre causam desconforto, seja nas fases iniciais ou quando já estão bem avançados.
Confira 6 sinais de que está na hora de ir ao dentista:
- Sangramento nas Gengivas
Se você notou que as gengivas sangram ao escovar ou se alimentar pode ser sinal de gengivite. A gengivite é uma doença que causa a inflamação das gengivas e quando não tratada pode levar a mobilidade e perda dos dentes, além de outros problemas mais graves. Os sintomas vão desde gengivas inchadas, sensíveis e que as vezes sangram com facilidade até a retração da gengiva. O tratamento envolve uma limpeza profissional e até mesmo medicação em casos mais severos. Neste caso, passou da hora, esta na hora de ir ao dentista!
- Mau-Hálito ou gosto ruim na boca
O famoso bafo pode ser sinal de que algo não vai bem. Apesar do mito de que o mau-hálito pode vir de causas estomacais, em 90% dos casos a causa é de origem bucal, como doenças das gengivas, a saburra lingual, dentes que ainda não terminaram de nascer, pericoronarite, cáries extensas e abertas, abcessos e outros processos infecciosos graves. Um dentista poderá identificar a possível causa.
- Dente quebrado
Quebrou um dente, mas ele não incomoda? Cuidado! Muitas vezes a fratura pode ser porta de entrada para cáries e bactérias. Muitas vezes a fratura de um dente pode ser tão extensa que não causa dor, mas o processo infecioso está em andamento. Reconstruir o dente não só melhora a estética e a alimentação, como também evita problemas muito mais sérios. Talvez esteja na hora de ir ao dentista!
- Dor ou Sensibilidade
Esse é um sinal clássico de que algo não está correto na boca. Dor ao mastigar, com alimentos gelados, doces, dores de cabeça ou que surgem sem causa podem indicar cáries, exposição de raiz do dente ou encaixe incorreto da mordida. Principalmente em casos em que remédios e bochechos só resolvem temporariamente esses sintomas.
- Manchas ou feridas que não cicatrizam
Manchas que aparecem com persistência na boca, mesmo sem sintomas ou feridas que nunca saram, aftas que parecem úlceras muitas vezes podem ser lesões com baixa gravidade, mas também pode ser sinais de um problema muito mais sério no organismo. O dentista pode ajuda-lo a identifica-las e encaminhar para um profissional capacitado, aumentando as chances de melhora da doença por descobri-la em um estágio inicial.
- Gestação
Além do acompanhamento com o obstetra, é essencial que a futura mamãe faça um acompanhamento preventivo no dentista, evitando uma série de problemas bucais que podem interferir no desenvolvimento do bebe, além de condições com a gengivite gravídica, que é bastante comum em gestantes. Gestação, você deve ir! esta na hora de ir ao dentista!
Conheça nossa clínica: http://clinicaalegramais.com.br/#diferenciais